I Simpósio Internacional de Psicopatologia Fenomenológica discute principais necessidades da área

Com o objetivo de provocar discussão mais aprofundada sobre transtornos mentais, bem como avaliar diferentes vertentes desses problemas em diversos países, o I Simpósio Internacional de Psicopatologia Fenomenológica já apresenta bons resultados. O evento, que aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo de 20 a 22 de novembro de 2014, reuniu pesquisadores do Brasil, Chile, Argentina, Itália e França.

“O evento conseguiu cumprir todos os objetivos propostos. Foi um dos maiores eventos voltados à área de psicopatologia da América Latina e já conseguimos obter resultados satisfatórios. Tivemos a contribuição de profissionais de diversos países que enriqueceram nosso diálogo com diferentes perspectivas e realidades”, afirma o Prof. Dr. Guilherme Messas, coordenador geral do evento e do curso de Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da FCMSCSP. “O Simpósio também foi responsável por inserir os estudos da psicopatologia brasileira no cenário internacional. Isso é extremamente satisfatório, pois conseguimos enxergar novas pesquisas na área e eventos com propostas igualmente ricas”, ressalta.

Como principal objetivo, o evento contribuiu para dar maior visibilidade aos transtornos mentais que mais acometem a população mundial, bem como as principais necessidades na área de pesquisa e de tratamento. Segundo o Dr. Messas, o Simpósio busca chamar a atenção para tais problemas e, assim, contribuir para o aprimoramento de políticas públicas que garantam direitos aos pacientes e todo o suporte para o acompanhamento profissional.

Os principais temas abordados no Simpósio foram:

  • Fenomenologia das Toxicomanias;
  • Fenomenologia da Depressão;
  • Fenomenologia das Esquizofrenias;
  • Fenomenologia da Infância e da Velhice;
  • A Relação e o Lebenswelt na Fenomenologia Clínica;
  • Fenomenologia, Psicanálise e Filosofia;
  • Fenomenologia e as influências de Karl Jaspers.

Para dar continuidade às discussões estabelecidas neste primeiro simpósio, estão previstos novos eventos para reunião de profissionais nacionais e internacionais e demais interessados na área.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 56, em 16/12/2014. Assine nossa newsletter:
www.fcmsantacasasp.edu.br.

Pós-graduação em Psicopatologia Fenomenológica

Interessado no tema? A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece especialização lato sensu nesta área. Clique aqui para conferir.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: