Compreender o processo de consumo pode ser fundamental para evitar gastos excessivos

Dra. Carla Tieppo, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Dra. Carla Tieppo, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

O mês de dezembro, muito esperado pela maioria das pessoas, geralmente chega acompanhado de muitos gastos. Isso porque, além da temporada de férias, há confraternizações de empresas e comemoração de natal. O 13º salário, instituído como direito a partir de 1962, também é responsável por certo descontrole nas compras de fim de ano.

Para evitar gastos excessivos e compras por impulso, a Dra Carla Tieppo, neurocientista e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, dá dicas para a busca do equilíbrio.

“Nós somos instigados a consumir o tempo todo. Nas compras de fim de ano, especialmente, o ideal é compreender os limites que cada renda permite comprar. É necessário que a pessoa entenda como ela compra e porque o faz. Assim, consegue evitar comprar itens muito caros ou levar coisas por simples impulso”, afirma a professora.

Neste ano, de acordo com levantamento do Serasa Experian, o número de inadimplentes bateu recordes no Brasil. Entre os meses de agosto e setembro, 57 milhões pessoas estavam em dívidas; 2 milhões a mais do que o observado no mesmo período de 2013 e 5 milhões a mais em comparação com 2012.

Contabilizar e organizar gastos fixos e adicionais também é um fator que contribui para quem deseja manter o controle nas festas. A dica é escrever ou colocar em uma planilha os valores das despesas básicas já previstas e relacionar com a renda mensal. Depois disso, somar a quantia restante e determinar valores de presentes e custos adicionais com alguma viagem ou festa.

“O ato de comprar, muitas vezes, está ligado ao fator emocional. E isso se reafirma no final do ano porque além da chegada das férias, existe o natal que, por si só, ressalta a ligação afetiva e onde, comumente, pessoas trocam presentes entre familiares e amigos”, finaliza a Dra. Carla.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 56, em 16/12/2014. Assine nossa newsletter:
http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: