Ex-Santa: Dr. Antônio Wagner Rosino conta sua trajetória na carreira médica

Dr. Antônio Wagner Rosino, formado pela 9ª turma de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Dr. Antônio Wagner Rosino, formado pela 9ª turma de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Dr. Antônio Wagner Rosino é formado pela 9ª turma de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Especializou-se em cirurgia geral e medicina ocupacional. É graduado em Direito, tendo ocupado cargos diretivos em hospitais e instituições vinculadas à área da saúde. Atualmente é professor universitário e presta consultoria para pessoas fisicas e jurídicas quanto às responsabilidades legais: objetiva (hospitais) e subjetiva (médicos).

Por que o Sr. optou por cursar a área médica? E por quais motivos na Faculdade Santa Casa de São Paulo?

A Faculdade Santa Casa de São Paulo sempre foi a melhor. É uma Instituição que preza pela tradição e qualidade no ensino da Medicina. Além disso, o alto nível técnico dos professores e a grade curricular aplicada resultavam em aprendizado, mesmo sem querer.

Desde o início do curso tive contato com conteúdo aprofundado e abordagens diferentes em cada matéria, segundo a experiência de cada professor, o que me fez obter conhecimento amplo e diversificado.

É oportuno comentar que existe uma diferença entre ser formado em Medicina e ser Médico. É o momento único, que cada aluno percebe que além da técnica é necessário ter ternura no exercício da profissão. Acredito que me tornei médico no 4º ano da Faculdade, quando, em uma situação trivial (esperava o resultado de uma biópsia de pele lida pelo Dr. Donato Prospero), vivenciei, 48 horas, de expectativa relacionada a um grave diagnóstico, que não se confirmou. Porém, a lição foi assimilada e, desde então, passei a ver pessoas doentes e não mais doenças, entendi a fragilidade que se encontra no enfermo, e a atenção e carinho que se fazem necessários.

Fale um pouco sobre sua formação acadêmica e experiência profissional.

Sou formado na 9ª turma de Medicina da FCMSCSP, em 1976. Iniciei a residência em cirurgia, que foi interrompida pelo serviço militar. Fui chamado para a Força Aérea, onde permaneci por um ano. Ao dar baixa, busquei uma especialidade que, na época, se mostrava como um desafio: a Medicina Ocupacional. Vale citar que até hoje a aliança entre os interesses do trabalho e a segurança do trabalhador são por vezes ignorados, apesar das Normas Regulamentadoras datarem 1978. Após isso, ao observar que o trabalho médico passou a ser questionado na orbe jurídica, em muitas ocasiões de forma leviana, busquei a formação jurídica, e me formei em Direito em 1989. Assumi, após concurso público, a titularidade da matéria Medicina Legal em uma faculdade de Direito, atividade que exerço até hoje.

Qual era sua matéria favorita? De que forma a Faculdade Santa Casa de São Paulo contribuiu para a sua profissão?

Sem dúvida, a Cirurgia foi minha primeira paixão. É necessário, porém, um alerta, afinal o sucesso da cirurgia exigia que o aluno tivesse um bom fundamento em Clínica. São faces da mesma moeda. Aliás, o conhecimento na Clinica facilitou meu envolvimento com a Medicina Ocupacional.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo me proporcionou condições para adquirir o melhor conhecimento da arte médica, e buscar as melhores opções da vida profissional.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 54, em 18/11/2014. Assine nossa newsletter:
http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: