5 dicas para manter uma alimentação saudável

Incluir vegetais e legumes diariamente nas refeições pode ser altamente benéfico ao organismo. Manter uma dieta balanceada com alimentos de diferentes propriedades pode auxiliar não somente na manutenção do peso, mas também, para elevar a qualidade de vida.

Dr. Fernando Spagnuolo, endocrinologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Dr. Fernando Spagnuolo, endocrinologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Segundo o Dr. Fernando Spagnuolo, endocrinologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a má alimentação pode resultar em problemas de saúde como hipertensão, diabetes, colesterol alto, obesidade e até mesmo problemas cardíacos. Por isso, o professor apresenta dicas básicas para incluir na rotina diária:

1 – Evitar consumir carne vermelha

A carne vermelha possui alto teor de gordura e muitos resíduos tóxicos o que pode dificultar o metabolismo. Para manter uma alimentação balanceada, o ideal é ingerir no máximo três vezes por semana alternando o consumo com carne branca e peixe.

2 – Reduzir o consumo de laticínios integrais

Os laticínios integrais – queijos, manteiga, leite – também possuem muita gordura, o que pode causar problemas ao organismo. Segundo o professor, existem duas saídas para não comprometer a saúde: reduzir o consumo a uma porção ao dia ou substituir o leite pelo desnatado e consumir apenas queijo branco.

3 – Evitar grande quantidade de sal

Ingerir muito sal (ou cloreto de sódio) pode representar riscos à saúde. Além da retenção de líquido que ele provoca, o alto consumo de sódio é responsável por aumentar a pressão arterial causando a hipertensão, mal que atinge grande parcela da população e provoca alto índice de mortalidade no país. Em média, o brasileiro consome 6 gramas de sal por dia. De acordo com o doutor Spagnuolo, o ideal é ingerir 2 gramas.

4 – Beber muita água

Essencial para a hidratação do corpo, beber muita água durante o dia pode auxiliar o organismo em diversos processos do metabolismo. Beber de 6 a 8 copos – cerca de 2 litros – por dia é importante para evitar cálculos renais, inchaços, hipertensão e desidratação da pele e dos cabelos. Além disso, o ato de beber água pode ser aliado de quem deseja emagrecer, já que proporciona sensação de saciedade e auxilia na digestão.

5 – Incluir uma porção de fruta em todas as refeições

As frutas possuem diversas propriedades benéficas ao organismo. O ideal é incluir uma fruta com casca em todas as refeições durante o dia. A ressalva fica para os sucos que, geralmente, perdem muito da propriedade nutritiva, pois além de se adicionar açúcar ou adoçante, elimina-se a casca – onde há maior concentração de fibras e vitaminas.

O especialista ainda acrescenta que é muito importante evitar o consumo de produtos industrializados. “Qualquer alimento que passa por processos industriais perde a maior parte dos nutrientes naturais. Alguns processos, inclusive, podem ser prejudiciais à saúde”, finaliza o professor Fernando Spagnuolo.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 53, em 4/11/2014. Assine nossa newsletter:
http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: