Prof. Dr. Rui Raul Dahas de Carvalho: falecimento

Prof. Dr. Rui Raul Dahas de Carvalho

Prof. Dr. Rui Raul Dahas de Carvalho

É com enorme sentimento de pesar que comunicamos o falecimento do Prof. Dr. Rui Raul Dahas de Carvalho, um dos pioneiros da Neurocirurgia Brasileira, ocorrido em 14/10/2014. Foi Prof. Titular–Livre Docente da Disciplina de Neurocirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e exerceu de maneira magnânima a Chefia da Disciplina no período de 1963 a 1999.

O Prof. Rui de Carvalho nasceu em Barretos (SP), em 6 de março de 1932. Graduou-se em 1957, pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Realizou seu treinamento neurocirúrgico nos Estados Unidos da América, no período de 1º/8/1957 a 31/12/1961, na Universidade de Maryland, University Hospital – Baltimore, no Serviço do Prof. Dr. James G. Arnold Jr., em continuidade aos princípios estabelecidos por Harvey Cushing. Ainda, neste período, tornou-se Fellow na Lahey Clinic em Boston, Massachussets, no Serviço do Prof. Dr. James L. Poppen.
Ingressou na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) em 1962, no Serviço do Prof. Carlos Gama.

Em 1963, foi fundada a FCMSCSP, com base nos ideais do Prof. Emilio Athiê. Neste mesmo ano, após a morte prematura do Prof. Carlos Gama, o Prof. Rui Carvalho assumiu a Chefia da Disciplina. A residência médica em Neurocirurgia, tal como conhecemos nos dias atuais, foi criada em 1966, tendo como primeiro residente o Prof. Salvador Vasconcellos de Oliveira.

Reconhecidamente, o Prof. Dr. Rui Carvalho era possuidor de requintada técnica cirúrgica, considerado exímio neurocirurgião, excelente didata e dotado de elevados princípios éticos.

Em 1974, o Prof. Rui apresentou tese no Concurso de Livre-Docência na FCMSCSP, constituindo-se em importante contribuição no estudo da mielopatia espondilótica cervical. Foi um dos principais introdutores da Técnica cirúrgica de Cloward, acesso à coluna cervical via anterior, em nosso meio.

Na vida associativa exerceu importantes cargos na Sociedade Brasileira de Neurocirurgia no período 1980 a 1984. Ainda, foi um dos Membros Fundadores da Sociedade de Neurocirurgia do Estado de São Paulo e Membro da Harvey Cushing Society.

Ao longo de sua carreira profissional e acadêmica teve importantes participações e deixa o legado transmitido aos seus vários discípulos. Certamente, o nome do Prof. Dr. Rui Carvalho estará sempre atrelado à Disciplina de Neurocirurgia da Santa Casa de São Paulo e ao Serviço por ele iniciado e idealizado.
Aos seus familiares, em especial ao seu filho, ex-aluno da FCMSCSP, ex-residente da ISCMSP e médico neurocirurgião Raul Dahas de Carvalho Neto, as nossas condolências e os nossos sentimentos de solidariedade.

José Carlos Esteves Veiga

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

2 Responses to Prof. Dr. Rui Raul Dahas de Carvalho: falecimento

  1. Eliene Dantas Coutinho says:

    saudades do meu amigo querido, Rui Raul Dahas de Carvalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: