Saiba como prevenir a irritação da pele ao barbear

Rosana Lazzarini, professora de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Rosana Lazzarini, professora de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Para a maioria dos homens, o ato de barbear-se é indispensável. Por questões profissionais ou estéticas, aparar os pelos do rosto requer cuidados para manter a pele saudável. Devido à ação dos hormônios masculinos, estes fios são mais espessos e sua retirada se torna um processo agressivo.

“Se o barbear for realizado de maneira inadequada ou com produtos de má qualidade, a pele masculina se danifica e podem surgir infecções, entre elas, a foliculite, quadro caracterizado pela presença de áreas avermelhadas ao redor dos folículos pilosos acompanhadas da presença de pus. Este fato deve-se à instalação de bactérias no local, após o trauma causado pela passagem da lâmina de barbear”, explica a Dra. Rosana Lazzarini, professora de dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Segundo a especialista, algumas medidas podem contribuir para evitar a inflamação dos pelos: utilizar barbeadores mais modernos que deslizam com facilidade e distribuem a força aplicada pela mão ao pressionar a pele. Outro ponto importante é realizar a remoção no sentido de crescimento dos fios.

“O uso adequado de produtos como creme, gel ou espuma antes do barbear permite que a lâmina deslize facilmente, o que diminui a irritação da pele. Além disso, a lâmina deve estar em boas condições”, ressalta a Dra. Rosana.

Já os produtos pós-barba são opções que contribuem para a prevenção da irritação da pele. “Muitas vezes preferido pelos homens pela sensação de frescor, os géis e as loções à base de álcool podem provocar ou piorar os ferimentos da face. Assim, os mais recomendados são aqueles apresentados em forma de creme e bálsamo, que agridem menos e podem hidratar a pele”, explica.

Sobre o barbeador elétrico, a professora comenta que se trata de uma opção que alia praticidade à diminuição dos processos irritativos. “Mesmo com dicas e facilitadores na hora de barbear, a higiene correta da pele ainda é a melhor alternativa para evitar ferimentos”, finaliza.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 49, em 9/9/2014. Assine nossa newsletter:
http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: