Feira de Saúde na capital paulista promove ações de aconselhamento e prevenção para público masculino

Participantes preparados para o futsal

Participantes preparados para o futsal

Alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, por meio do Departamento de Medicina Social, realizaram a Feira da Saúde, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bom Retiro, em São Paulo, no dia 15 de junho.

O objetivo foi promover a saúde do homem, naquela região. Durante o evento, os alunos de Medicina e Enfermagem da Instituição prestaram aconselhamento familiar e social, medição da pressão arterial e glicemia, com a finalidade de prevenir a Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes. Além dos estudantes, o evento contou com médicos especialistas em ortopedia, medicina do esporte, clínico geral, entre outros.

A Feira também promoveu jogos de futsal, cujo campeonato acontece durante o ano, organizado pela comunidade latino-americana que reside na região do Bom Retiro. Houve ainda um amistoso entre o time dos alunos da Faculdade Santa Casa de São Paulo e a equipe campeã do ano passado.

“O foco era a saúde do homem, pois durante o ano estamos presentes na UBS e verificamos que o público masculino quase não procura os atendimentos. Assim, surgiu a ideia de trazê-lo com a família para também tentar aproximá-los, pois observamos que, muitos deles, não podem acompanhar os estudos do filho na escola ou não sabem como está a atualização da carteirinha de vacinação das crianças, por exemplo. Dessa forma, procuramos estimular a integração familiar”, afirma João Cheloni, aluno do 2º ano de Medicina da Faculdade Santa Casa de São Paulo.

A Feira da Saúde foi organizada pela FCMSCSP, com a coordenação do Dr. Oziris Simões, professor assistente do Departamento de Medicina Social, pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (CEALAG), UBS Bom Retiro, Prefeitura de São Paulo e VIMART, entidade ligada à comunidade boliviana em São Paulo.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 43, em 18/6/2014. Assine nossa newsletter:
http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: