Persistência, dedicação e respeito pela equipe multidisciplinar são pilares que sustentam o sucesso profissional

Aline Reche Franco - Faculdade Santa Casa de SPGraduada em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa da São Paulo, Aline Reche Franco é chefe de Enfermagem da UTI do Hospital Santa Isabel (Veridiana). A ex-Santa é pós-graduada em Terapia Intensiva e atualmente está concluindo MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Na entrevista abaixo, ela conta como chegou ao seu atual cargo e revela os motivos pelos quais recomendaria a FCMSCSP aos futuros enfermeiros.

Conectar – Como foi o processo para alcançar o seu cargo atual?
Aline – Durante a graduação, eu já atuava como instrumentadora cirúrgica em outra instituição de saúde. Assim, logo depois de formada, ingressei no departamento de UTI Adulto da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde atuei como enfermeira assistencial. Após um período, me tornei enfermeira de Educação Continuada da UTI. Depois comecei a atuar como chefe de Enfermagem das UTIs da Santa Casa e do Hospital Santa Isabel. Atualmente estou somente no Santa Isabel.

Conectar – Quais desafios você enfrenta em seu atual cargo?
Aline – O maior desafio é a gestão de pessoas, desde a capacitação até a manutenção da qualidade da assistência. É necessário manter os colaboradores engajados no processo do cuidado com o paciente, envolvendo-os como seres ativos e não passivos.

Conectar – O que você pode destacar da sua formação na FCMSCSP?
Aline – Eu posso dizer que o grande diferencial da FCMSCSP é o lado assistencial. Muitas faculdades não se importam com isso e apresentam um campo de estágio restrito. Nós atuamos na Santa Casa desde o segundo semestre, aplicando essa assistência ao paciente. Isso trouxe muita qualidade ao meu atendimento. Além disso, há a postura e a tradição da Faculdade, cultura que também é cobrada dos alunos, como o respeito pelo ser humano. Eu utilizo esses fatores no meu cotidiano com os pacientes e os colaboradores.

Conectar – Além da graduação, você desenvolvia alguma outra atividade na FCMSCSP?
Aline – Somada à graduação, a partir do segundo ano, eu realizava trabalhos multidisciplinares, em que havia contato com alunos de outros cursos. Nesse período, eu e mais quatro alunos da Medicina fundamos o “Santa Maluquice”, projeto que tem como objetivo promover ações que tornem mais humanizado o período em que as crianças permanecem internadas no complexo hospitalar da Santa Casa.

Conectar – Por que você recomendaria a FCMSCSP para pessoas que desejam cursar Enfermagem?
Aline – Pela qualidade do ensino e pelo corpo docente conceituado no mercado. A Instituição conta com excelentes professores. Além disso, existe o hospital-escola que traz essa proximidade com os pacientes e desenvolve no aluno maturidade no processo de aprendizagem.

Conectar – Quais dicas você pode dar para aqueles alunos que almejam uma colocação como a sua no mercado de trabalho?
Aline – Persistência, dedicação e respeito pela equipe multidisciplinar são pilares que sustentam o sucesso profissional. Além disso, são poucos os enfermeiros que possuem formação em gestão de pessoas. É importante que os novos profissionais se interessem por esta formação, sejam gestores de verdade e tenham uma equipe de qualidade.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 41, em 20/5/2014. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.