Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo lança especializações nas áreas de Ressonância Magnética Avançada, Imaginologia Humana e Engenharia Clínica

Dr. Homero Melo - Pós-graduação em Ressonância Magnética Avançada, Imaginologia Humana e Engenharia Clínica da FCMSCSPA Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Instituição com forte tradição de ensino na área da saúde, expande ainda mais suas áreas de atuação e apresenta três novas especializações lato sensu em: Ressonância Magnética Avançada, Imaginologia Humana e Engenharia Clínica.

As pós-graduações acompanham as necessidades do mercado de trabalho e buscam capacitar os profissionais para suprirem a demanda. Os processos seletivos dos programas serão realizados mediante prova, análise curricular e entrevista.

Pós-graduação em Ressonância Magnética Avançada

O objetivo da especialização é oferecer aos profissionais da área o aprofundamento das habilidades necessárias para a realização e desenvolvimento de protocolos de exames em Ressonância Magnética.

Segundo o Dr. Homero Melo, diretor dos cursos de Tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o programa é destinado a tecnólogos em radiologia, biomédicos, médicos, físicos médicos e médicos veterinários. “Essa especialização é uma ótima oportunidade para aqueles profissionais que desejam continuar e aprofundar os seus estudos”, afirma o diretor.

O curso tem o intuito de estudar os princípios físicos empregados na formação das imagens e aprofundar o conhecimento da funcionalidade dos equipamentos. Somado a isso, o profissional estará apto a orientar o paciente quanto aos procedimentos do exame, identificar os meios de contrastes utilizados e suas implicações, aplicar o processamento digital das imagens e conhecer os fatores que afetam a qualidade do método.

Curso: Pós-graduação em Ressonância Magnética Avançada
Investimento: 15 parcelas de R$ 655,00
Vagas: 40
*Para ex-alunos da FCMSCSP e funcionários da ISCMSP: 15 parcelas mensais de R$ 523,00

Pós-graduação em Imaginologia Humana

O curso visa transmitir aos alunos o instrumental necessário para a realização de exames através de imagens anatômicas. O Dr. Homero explica que a pós-graduação tem como público-alvo tecnólogos em radiologia, biomédicos, médicos veterinários e demais profissionais graduados com interesse na área.

“A especialização proporciona um conhecimento bastante profundo em anatomia e patologia radiológica com impacto direto na qualidade da execução do exame de imagem”, afirma.

Curso: Pós-graduação em Imaginologia Humana
Investimento: 15 parcelas de R$ 508,00
*Para ex-alunos da FCMSCSP e funcionários da ISCMSP: 15 parcelas de R$ 405,00

Pós-graduação em Engenharia Clínica

Com esta pós-graduação, o profissional terá conhecimento necessário para atuar nos diferentes níveis relacionados ao gerenciamento de tecnologias médicas e nas necessidades que elas demandam.

“É uma especialidade da engenharia, mas não é especifico para engenheiros, pois profissionais de qualquer área podem fazer o curso. O programa é bastante amplo e tem demanda crescente dentro dos ambientes hospitalares, visto que as instituições estão buscando novos equipamentos e adequações às normas regulatórias. Além disso, existem poucas especializações como essa na cidade São Paulo e no Brasil”, declara.

Após concluir a especialização, os alunos poderão orientar sobre a aquisição ou a venda e a aceitação das novas tecnologias, elaborar e coordenar projetos de instalação de novos aparelhos, estabelecer e executar rotinas para garantir o uso adequado e o aumento da vida útil dos equipamentos. Também é possível planejar e controlar a manutenção, identificar e resolver problemas, treinar pessoal de manutenção e operação dos equipamentos e observar as instalações prediais verificando reparos, melhorias, condições de acesso, normatização e projetos.

Curso: Pós-graduação em Engenharia Clínica
Investimento: 15 parcelas de R$ 508,00
*Para ex-alunos da FCMSCSP e funcionários da ISCMSP: 15 parcelas de R$ 405,00

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 41, em 20/5/2014. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.