Brasil conta com 0,9 enfermeiro para cada mil habitantes

Mercado de trabalho para os profissionais da Enfermagem é vasto e oferece oportunidades em diversas áreas

Dra. Maria do Carmo Querido AvelarNo dia 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional do Enfermeiro, um dos profissionais mais importantes da área da saúde. De acordo com a Dra. Maria do Carmo Querido Avelar, diretora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo: “a categoria de Enfermagem representa, hoje, 60% dos trabalhadores da área da saúde, sendo que 81% desse total atuam na rede privada e 19% na rede pública”.

A Dra. Maria do Carmo explica que atualmente o Brasil conta com 0,9 enfermeiro para cada mil habitantes, e meio profissional para cada médico, porém a Organização Mundial da Saúde recomenda um enfermeiro para cada 500 pessoas.

“A maior parte dos profissionais de Enfermagem está concentrada no Estado de São Paulo que possui 200 cursos de graduação na área, dos quais 29 estão na capital paulista. Hoje, a área representa o quinto maior curso no que diz respeito ao número de matrículas do país”, afirma.

De acordo com a professora, o mercado de trabalho é vasto e promissor, oferecendo excelentes oportunidades, visto que, além das instituições de saúde, o enfermeiro pode atuar em diversas áreas, tais como:

Indústrias – O profissional de Enfermagem integra a equipe de saúde do trabalho de determinadas empresas em que é obrigatória a presença do enfermeiro especializado no segmento.

Home care – Trata-se da assistência domiciliar prestada por enfermeiros.

Casas de parto – Locais em que trabalham enfermeiros, atuando no pré, durante e no pós-parto.

• Casas de repouso ou de longa permanência – O profissional atua no atendimento e cuidado, em locais específicos para idosos ou pessoas com determinadas moléstias.

• Clínicas de reabilitação – Espaços que podem ser dedicados à reabilitação física ou psicológica, em que o enfermeiro oferece cuidados, treinos e reeducações.

• Clínicas de terapias naturais ou complementares – Locais que oferecem tratamentos como acupuntura, massagem, termoterapia, reflexologia e outros.

• Centros diagnósticos – Os enfermeiros atuam no gerenciamento das instituições e na orientação, preparo e coleta de exames.

• Creches e escolas públicas – O profissional de Enfermagem acompanha o desenvolvimento e crescimento das crianças, como altura, peso e visão. Somada a isso, há a orientação sobre os cuidados com a saúde, entre eles: higiene e vacinação.

• Casas de apoio ou alojamentos – Nesses espaços, que recebem desabrigados ou moradores de rua, o enfermeiro pode orientar os indivíduos quanto aos cuidados básicos sobre a higiene; prevenção de moléstias infectocontagiosas e encaminhá-los para centros médicos.

• Pesquisa clínica – A área busca enfermeiros especializados e engloba instituições de ensino superior, centros de pesquisa privados, agências regulatórias e indústrias farmacêuticas.

• Área de assessoria e consultoria – O papel do enfermeiro é realizar o diagnóstico e a formulação de soluções, oferecendo orientação nas tomadas de decisões, o que irá refletir diretamente nos resultados desejados pela instituição.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 40, em 9/5/2014. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: