Eliane Redondo - Enfermagem FCMSCSPGraduada em 2008, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Eliane Redondo é chefe de Enfermagem responsável técnica do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário. A instituição atende pacientes do sistema prisional do Estado de São Paulo, prestando atendimento médico, cirúrgico e internação. Ao Conectar, a ex-aluna do curso de Enfermagem fala sobre a relação dos enfermeiros com os detentos, os desafios enfrentados com esse público e como a FCMSCSP contribui no desenvolvimento da sua gestão.

Conectar  Como era sua rotina quando você estudava na Faculdade?
Eliane – Quando eu iniciei o curso, tinha a certeza do que eu iria fazer, porém não sabia se estava no local correto. Mas durante a graduação, a FCMSCSP me mostrou que é a melhor Instituição de Ensino. Foram quatro anos bastante difíceis, pois eu ia para a aula de manhã, trabalhava na parte da tarde e atendia pacientes particulares durante a noite no home care. Mas tudo valeu a pena! A maior parte dos alunos que se formaram comigo atuam na Santa Casa, são chefes ou profissionais que ocupam posições muito boas no mercado de trabalho. Devemos tudo isso a formação que tivemos na Faculdade.

Conectar – Conte um pouco sobre sua trajetória profissional até chegar ao seu atual cargo.
Eliane – Comecei como auxiliar de Enfermagem na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Depois, fui promovida para trabalhar como enfermeira da Pediatria, cargo que permaneci durante oito meses. Logo, fui convidada para integrar o departamento de Educação Continuada, em que fiquei dois meses, cobrindo o cargo da gestora da área. Em seguida, me tornei chefe das UTIs Pediátricas e Neonatal. Após quatro anos nessa posição, recebi o convite para atuar como chefe de Enfermagem responsável técnica do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário.

Conectar – Quais são os desafios que você enfrenta no atendimento desse público?
Eliane – Por estarmos em um centro hospitalar tão diferenciado e com um público bastante específico, o maior desafio é colocar em prática tudo o que aprendemos na Faculdade, que inclui cuidar do próximo e ver o outro com humanização. Nesse setor, existem fatores que não são comuns, como o toque, algo tão presente na Enfermagem, mas que aqui, deve ser realizado com cuidado para não criar uma liberdade mal interpretada. Além disso, temos que trabalhar com grades e seguranças, visto que os pacientes não ficam presos e circulam entre nós. Contudo, o mais importante é prestar o atendimento de qualidade que qualquer ser humano merece e tem direito.

Conectar – Quais são as diferenças entre o atendimento prestado pelo enfermeiro aos pacientes comuns e aos detentos?
Eliane – Não é muito diferente. Como em qualquer instituição de saúde, nós temos rotinas estabelecidas, que englobam horários de banho, medicação, anotações, alimentação e Sistematização da Assistência de Enfermagem. Muitas vezes, os pacientes do penitenciário têm mais facilidade em atender as normas do que os pacientes comuns, visto que eles já estão acostumados com a disciplina na penitenciária. Nós temos recebido vários elogios, pois aqui não há discriminação e a assistência prestada pelos profissionais da saúde é segura e de qualidade.

Conectar – Como é a relação dos detentos com os profissionais da saúde?
Eliane – Eles têm muito respeito e admiração por nós, pois não fazemos distinção. Os tratamos como pacientes e não como presos. Nosso trabalho não é julgar o crime que cada um deles cometeu. É nosso dever atender as necessidades básicas e promover o conforto na área da saúde.

Conectar – A Faculdade prioriza a humanização em seus cursos. Como isso influencia na sua atuação?
Eliane – A minha formação influenciou e influencia muito na minha assistência e na minha gestão. Aqui eu tenho quase 250 funcionários e 375 leitos. Somado a isso, sou chefe de um hospital que conta com clinica médica, centro cirúrgico, UTI, ambulatório e uma unidade materna com 80 mulheres e 80 bebês. Toda minha bagagem foi muito importante para o desenvolvimento do meu trabalho. A questão da humanização é importante, não somente com os pacientes, mas também com os colaboradores desta ou de qualquer outra instituição.

Conectar – O que um indivíduo que pretende cursar Enfermagem deve avaliar em seu perfil antes de ingressar na faculdade?
Eliane – Primeiro ele tem de ter certeza do que quer. Todos precisam entender muito bem o que é a Enfermagem e onde está pisando. Assistir algumas aulas e conversar com profissionais da área ajuda muito. Também é importante estar preparado psicologicamente para lidar com vidas e com a morte.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 38, em 8/4/2014. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

4 Responses to Ex-aluna conta sua experiência como chefe de Enfermagem no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário

1. É um exemplo de amor a profissão! Parabéns pelo empenho, dedicação e competência.

2. Eveline Lima says:

Excelente chefe, pessoa e enfermeira! Nota 10! Sucesso!

3. Essa é uma excelente enfermeira e pessoa. Não esqueça da Pediatria

4. Evelin says:

Sem palavras não só como chefe, mas Eliane é muita humana em todas suas atitudes e merece tudo de bom !!!!Faz muita falta pra nós!!!