Aulas práticas, integração entre cursos e atividades extras contribuem para a formação do profissional de Enfermagem, destaca Ex-Santa

Juliana SchunckSua trajetória profissional de sucesso e as principais dicas para estudantes que pretendem atuar como enfermeiros foram alguns dos assuntos compartilhados ao Conectar durante entrevista concedida por Juliana Schunck, graduada na quinta turma de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atualmente, ela é coordenadora administrativa e de enfermagem no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

Conectar – Como foi a sua trajetória durante a graduação?

Juliana Schunck – Saí do interior de Minas Gerais, de Monte Sião, para cursar Enfermagem em São Paulo. Quando prestei o vestibular, fui aprovada também em universidades públicas mineiras. Por conta das opções de estágios, achei melhor me mudar para a capital paulista e, quando conheci o campus da Faculdade Santa Casa de São Paulo, fiquei encantada com o prédio e com a grande quantidade de pessoas circulando.

Apesar de ter morado em São Paulo na infância, voltar com 17 anos, sozinha e ter que me adaptar com essa nova rotina, não foi tão fácil quanto esperava. Mas, o fato de permanecer o dia todo na Faculdade me ajudou muito, pois além da graduação, sempre fazia as atividades extras. É interessante que até hoje eu participo de alguns grupos de ex-alunos em redes sociais. A gente não se desliga, prova que ainda temos informações do que acontece atualmente na Instituição.

Conectar – Como era sua rotina na graduação?

Juliana Schunck – No começo tínhamos aulas de segunda a sábado, divididas entre o prédio da Faculdade e os laboratórios dentro do Hospital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Já à tarde e à noite, como atividades extracurriculares, tínhamos diversas ligas, cursos e palestras multidisciplinares, o que permitia fazer contato e trocar experiências com os alunos de Medicina e Fonoaudiologia. Os cursos extras organizados pela Instituição ajudavam a agregar conhecimento ao conteúdo padronizado da grade curricular.

Participei também de projetos de voluntariado realizados pelos alunos, como o Santa Maluquice, o qual era voltado à humanização das crianças hospitalizadas e de seus familiares, na Pediatria da Santa Casa. A Faculdade estimulava essa iniciativa. Atuei ainda em outras ações sociais como o Programa de Saúde da Família.

Conectar – O que motivou a escolha pela Enfermagem?

Juliana Schunck – Quando eu era adolescente e por ter sido criada em uma cidade pequena e tradicionalmente católica, tinha em mente que seria freira missionária e que iria fazer trabalhos em regiões carentes do Brasil ou da África. Então, decidi me formar em Enfermagem para poder auxiliar as pessoas na carência por saúde e cuidados sanitários.

Bom, o resultado foi: percebi que não tinha o dom para a vida religiosa e que a graduação nessa área era muito além do que eu imaginava (risos).

No curso fui apresentada às diversas áreas em que o enfermeiro pode atuar, que se estende desde assistência e pesquisa até a área administrativa.

Quando concluí a graduação, como tive mais afinidade, comecei a atuar na UTI da Santa Casa. Por conta dessa atividade, fiz minha especialização nessa área, também na FCMSCSP, pelo rico campo de estágio.

Atuei em UTI por quatro anos em instituições públicas e privadas. Durante esse tempo, também fui docente no curso de Auxiliar e Técnico de Enfermagem da Santa Casa.

Depois, optei pelo desafio da área administrativa, na qual estou até hoje. Ainda me perguntam a minha preferência, porém, não há comparações. São funções completamente diferentes, apesar de serem complementares, com responsabilidades particulares onde há prós e contras. O conhecimento assistencial contribui muito para a tomada de decisão de hoje. Afinal, a administração hospitalar não se desvincula do paciente. Ambas as experiências são enriquecedoras.

Avancei nos estudos e fiz um MBA em Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde (CEAHS) pela Fundação Getúlio Vargas, o qual concluí em junho do ano passado. Esse curso me mostrou que dentro deste setor, também há um leque imenso de atuação e que o administrar está desvinculado da graduação.

O curso superior na área da saúde auxilia nesse mercado, mas são necessários muitos outros requisitos para atuar na área administrativa.

Conectar – Quais dicas você pode dar para quem pretende cursar Enfermagem?

Juliana Schunck – Primeiramente, pesquisar sobre o curso e sua amplitude e, se possível, conversar com um recém-formado e com um enfermeiro que já atua há algum tempo no mercado, para que eles possam passar suas percepções sobre a profissão. O interessante na Enfermagem é que ela está em constante crescimento. Obviamente, depende da dedicação de cada um. A cultura hospitalar vem sendo aperfeiçoada no decorrer dos anos e alguns mitos estão sendo quebrados, como experiência pessoal, hoje, por exemplo, atuo em uma área que antes era ocupada por um médico. Isso só é possível, pela capacitação buscada pelos enfermeiros.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 37, em 25/3/2014. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.