Professora da Faculdade Santa Casa de São Paulo revela quais são os principais tipos de viroses da atualidade

Os vírus, únicos organismos acelulares do planeta, são instáveis e representam a maior diversidade biológica. Atualmente, são divididos conforme sua genética, a forma com que se reproduzem, o tipo de moléculas de membranas, proteínas, o tamanho, entre outros aspectos.

Dra. Tuba Milstein KuschnaroffPara explicar melhor quais são as principais viroses existentes nos dias de hoje, o Conectar conversou com a Dra. Tuba Milstein Kuschnaroff, professora titular de Moléstias Infecciosas de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Conectar – Analisando brevemente, o que é virose? E como os vírus se comportam?

Dra. Tuba – Os vírus podem colonizar o nosso organismo, invadindo as diferentes células humanas, de diferentes animais, assim como dos vegetais e, até mesmo, das bactérias, causando doenças.

Contudo, com o processo da evolução humana, apresentamos resíduos virais em organelas de novas células. A classificação de vírus, anteriormente, obedecia a distribuição por órgãos, ou sistemas agredidos e/ou doenças produzidas. Na medida em que começaram a ser isolados, sua identificação passou a ocorrer sob o ponto de vista de sua constituição genética, fenotípica, considerando aspectos como forma de reprodução, e caminho percorrido para chegar até as células humanas, animais e vegetais.

Conectar – Nos dias de hoje, quais são os principais tipos de vírus existentes?

Dra. Tuba – Os principais vírus causadores de endemias e epidemias no Brasil são, entre outros: vírus do Influenza e Parainfluenza, da gripe, e de doenças respiratórias, como pneumonias.

Vale ressaltar que, em nosso país, ainda temos os problemas causados pelos quatro tipos da dengue (arbovírus), além do vírus da encefalite do rocio, da Hepatite A, B e C, sendo que os vírus B e C, em forma crônica, são responsáveis pelo câncer de fígado.

Outros vírus importantes são: o HIV – Vírus da Imunodeficiência Humana, grupo de herpes e enterovírus, responsáveis por doenças exantemáticas e do Sistema Nervoso Central.

Sobretudo, alguns vírus estão erradicados no mundo, por exemplo, o da varíola. No Brasil, temos a erradicação do sarampo, já a encefalite da raiva, a febre amarela e a poliomielite estão sob controle epidemiológico.

Conectar – E as viroses por regiões do Brasil, quais são as principais?

Dra. Tuba – Nas áreas de floresta, há incidências do vírus da febre amarela. Em locais mais urbanizados, temos a epidemia da dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Conectar – Quais são as melhores formas de prevenção das viroses mais comuns?

Dra. Tuba – Para profilaxia e tratamento de virose, em geral, as formas de prevenção ocorrem por meio de vacinação e quimioterápicos, formados por substâncias e produtos imunomoduladores que fazem a neutralização do vírus. Sendo, a vacinação a forma mais importante.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 37, em 25/3/2014. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: