Tire suas dúvidas sobre o exame de mamografia

Um dos exames mais importantes no cuidado da saúde da mulher é a mamografia, procedimento que se utiliza dos raios-x, permitindo a visualização da região interna das mamas e que deve ser feito a partir dos 40 anos. Atualmente, ainda é o método mais indicado para detectar precocemente o câncer de mama e diagnosticar ainda calcificações, nódulos, cistos e linfonodos comprometidos. Porém, muitas dúvidas envolvem sua realização e devem ser sanadas para assegurar a qualidade de vida do público feminino.

Cuidados prévios no momento de realizar o exame

Dr. Homero de Melo, diretor dos cursos de  tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São PauloDe acordo com o Dr. Homero Melo, diretor dos cursos de Tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de realizar a mamografia, como não utilizar creme, talco ou desodorante na região das mamas e axilas no dia do procedimento.

“Além disso, o ideal é que as pacientes levem a última mamografia para que o médico radiologista possa realizar uma comparação. Outro item importante é observar o ciclo menstrual. O período indicado às mulheres que menstruam para fazer o exame é logo após a menstruação e antes da ovulação, para as que não menstruam, seja qual for a causa, o procedimento pode ser executado em qualquer dia do mês”, afirma.

Próteses de silicone

O Dr. Melo explica que, em determinadas situações, a prótese de silicone dificulta a visualização do tecido mamário a ser analisado. Porém, atualmente, os profissionais que realizam o procedimento de aquisição de imagens mamográficas já estão treinados para realizarem a manobra de Eklund, na qual se faz o deslocamento da prótese para melhor visualização do tecido mamário, aumentando a qualidade da mamografia.

Mamografia tradicional x digital

Basicamente, o procedimento e a aquisição das imagens são iguais, ou seja, a paciente não perceberá a diferença. “O que altera é a forma da captação da imagem. A mamografia tradicional é realizada com filme-écran e, na digital, a imagem é captada por detectores de radiação”, afirma o especialista. Entre as vantagens para o uso da mamografia digital estão:
– Menor exposição à radiação;
– Menor necessidade de complementação;
– Maior rapidez no processamento das imagens;
– Maior facilidade de arquivamento e transferência das imagens.

Contraindicações

Para o professor, não existem contraindicações para a mamografia, porém alguns cuidados devem ser tomados com algumas pacientes, como as que usam marca-passo, as mastectomizadas e as gestantes, por exemplo.

“Em mulheres mais jovens, o indicado é realizar ultrassom para que o tecido mamário não seja exposto à radiação ionizante. Temos também a ressonância magnética como método complementar”, afirma.

Qualidade do exame

No Brasil, devido à Portaria 2898/2013 do Ministério da Saúde e à Portaria 531/2012, em que foi implantado o Programa de Garantia de Qualidade em Mamografia (PGQM), a prevenção do câncer de mama está mais efetiva, tendo em vista que nesses documentos exige-se a qualidade da imagem.

Com isso, a Dra. Maria Inês Teixeira, física e professora convidada do programa Lato Sensu em Tecnologia em Diagnóstico por Imagem da Faculdade Santa Casa de São Paulo, afirma que todos os serviços estão se adequando às novas regras e, também, procurando preparar os profissionais para que trabalhem mais conscientes e com maior responsabilidade. “Existem instituições de ensino que estão oferecendo cursos de aprimoramento profissional em mamografia, inclusive para funcionários públicos que já atuam na área”, finaliza.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 35, em 25/2/2014. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: