Cachorros visitam crianças internadas na Santa Casa de São Paulo

cães terapia crianças FCMSCSP 0001Com uma média de 300 pacientes internados ao mês, o Departamento de Pediatria da Santa Casa de São Paulo receberá semanalmente a visita de animais acompanhados por voluntários e uma psicanalista. Durante todo o ano de 2014, a parceria com a ONG Patas Therapeutas disponibilizará para essas crianças a Terapia Assistida por Animais (TAA).

Muitos benefícios podem ser trazidos pelo contato com animais por meio da técnica de TAA. Ela consiste em visitas com o acompanhamento de um profissional da saúde que avalia a interação de cada indivíduo com o animal. É assim que pacientes da ala pediátrica, como Samara Cristina Santos, 12, nem percebem que ainda estão no leito do hospital. Entre um carinho e outro, a adolescente se esquece por um momento da saudade de casa: “Eu gosto muito de cachorros, já tenho oito em casa”.

Além disso, a variedade de porte dos animais pode auxiliar na parte educacional como a compreensão de cores e tamanhos. “Nós sempre trazemos animais de diferentes tamanhos e cores para interagir com todos os pacientes”, afirma a superintendente técnica da ONG, Silvana Fedeli Prado.

cães terapia crianças FCMSCSP 0002Com mais de 10 anos de funcionamento, a instituição recebe voluntários com e sem animais, entre cachorros, gatos, coelhos e pássaros, para serem treinados e certificados para a terapia. Todos os bichos participantes são previamente treinados, vacinados e castrados, além de serem avaliados periodicamente para garantir a saúde física, obediência e sensibilização ao convívio humano.

No Brasil, a TAA começou a ser realizada no ano de 1990, com a implantação dos primeiros Centros de Pesquisa da área. Mas, muito antes, a técnica já era explorada na Europa e América do Norte. A terapia se popularizou em virtude de seu resultado positivo nas seguintes áreas:

• Educação: melhora da memória de longo e curto prazo e interação em grupo;
• Saúde física: incentivo ao exercício e desenvolvimento das habilidades motoras;
• Saúde mental: aumento da autoestima e redução da depressão e solidão.

cães terapia crianças FCMSCSP 0003“É evidente que as crianças apresentam uma melhora no humor e bem-estar com a visita dos animais. Isso também ajuda a aumentar a recepção do tratamento”, explica o Dr. Rogério Pecchini, professor de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e diretor do Departamento de Pediatria da Santa Casa de São Paulo.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 35, em 25/2/2014. Assine nossa newsletter: