Dr. Irineu Tadeu Velasco conta sua trajetória como ex-aluno de Medicina

“Sou muito grato pelo aprendizado que a Faculdade Santa Casa de São Paulo me proporcionou”

Essa é a declaração do Dr. Irineu Tadeu Velasco sobre sua graduação realizada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Formado em 1971, na quarta turma da Instituição, ele é, atualmente, chefe do departamento de Clínica Médica na Área de Emergência da Universidade de São Paulo (USP). Em sua carreira, ocupou os cargos de diretor da Faculdade de Medicina da USP e de presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas, de 1998 a 2002. Em entrevista ao Conectar, o Dr. Irineu fala sobre sua passagem pela FCMSCSP e como o aprendizado obtido contribuiu para seu desenvolvimento profissional.

Dr. Irineu Tadeu VelascoConectar – Descreva um pouco de sua experiência na Faculdade Santa Casa de São Paulo.
Dr. Velasco – Eu não tinha como pagar o curso, então pedi ajuda ao departamento de assistência social. Dessa forma, eu estudava na Faculdade e trabalhava na hora do almoço, fazia apostilas, preparava o projetor, entre outros serviços ligados à aula. Desde o início, eu me interessei por pesquisa, pronto socorro e UTI. No primeiro ano, já íamos ao PS para ver de perto as atividades. A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo nos propiciava uma experiência muito forte com o doente, algo que até hoje é uma característica da FCMSCSP.

Conectar – Como o senhor se tornou diretor do curso de Medicina da Universidade de São Paulo?
Dr. Velasco – Em 1986, fui convidado para atuar como docente da USP na área de Clínica Médica, mas paralelamente fazia pesquisa no Instituto do Coração e trabalhava no Hospital São Luiz. Em 1990, assumi o pronto socorro do Hospital das Clínicas e o departamento de Clínica Médica. Nessa época, apresentei um projeto de um curso de pós-graduação na área e a montagem de um laboratório de pesquisa, e a diretoria gostou muito. Em 1992, prestei concurso e me tornei professor titular e logo fui convidado para ser diretor clínico, oportunidade em que realizei inúmeras mudanças no setor. No ano de 1998, fui eleito diretor da Faculdade de Medicina.

Conectar – É possível aplicar na prática o que o senhor aprendeu na Faculdade?
Dr. Velasco – Sem dúvida. Para organizar um hospital e um curso você tem de saber desde o conhecimento básico até o mais avançado, aprendizado que eu obtive na Faculdade Santa Casa de São Paulo. Essa experiência me deu uma visão administrativa sem ter cursado administração. Minha formação ocorreu em um ambiente muito favorável, pois eu tinha contato com tudo. Isso é algo que muitas escolas de Medicina não oferecem. Sou muito grato a essa Instituição!

Conectar – Como surgiu o interesse pela Medicina?
Dr. Velasco – Na verdade, eu sempre me interessei pela área de pesquisa. Eu tinha um colega com um problema de saúde, porém na época não havia cirurgia para a doença dele, e ele veio a falecer. Isso também me fez pensar em desenvolver pesquisas médicas para que casos como esse não se repetissem.

kagadoConectar – Há algum fato curioso que ocorreu no período em que o senhor estudava na FCMSCSP?
Dr. Velasco – Na época, havia um setor de desenho que ficava o Edgar Bolaño, o Dr. José Mendes Aldrighi e o arquiteto que desenhou o Hospital Santa Isabel. Lá, eles tinham habilidade gráfica e eu sabia manusear o mimeógrafo, então tivemos a ideia de criar um jornal chamado “Kágado”. Todos da quarta turma participavam ativamente do veículo. Publicávamos fatos sobre a Faculdade, fofocas de namoro e notícias populares. Foi um sucesso e marcou nossa turma.

Conectar – Quais desafios o senhor enfrenta na sua área de atuação?
Dr. Velasco – Como coordenador do curso de pós-graduação, o desafio é manter a qualidade educacional entre alunos e orientadores. Outro desafio é criar uma nova forma de ensino. Estou desenvolvendo, em parceria com uma empresa, uma mídia para tablets e smartphones com ensino interativo. Quero unir a experiência que tenho à tecnologia. Dessa forma, o aluno aprende mais do que em uma aula teórica e repetitiva, podendo realizar consultas online sobre drogas, doenças, entre outras informações. Introduzir essas novas tecnologias ao ensino é um desafio constante.

Conectar – Qual sua avaliação sobre a pesquisa realizada no Brasil?
Dr. Velasco – A pesquisa deve ser benéfica para a população e ter aplicabilidade. Não adianta ter trabalhos publicados em importantes revistas, se não há pertinência para a população. É preciso ter a intenção de melhorar o país em que vivemos. Temos de educar os nossos alunos para pensar dessa forma e realizar mais pesquisas no Brasil.

Conectar – Qual recado o senhor gostaria de deixar aos estudantes de Medicina?
Dr. Velasco – Os alunos devem ter em mente que serão médicos. Então, é necessário que aproveitem ao máximo todas as oportunidades geradas no ambiente da Faculdade Santa Casa de São Paulo, pois nada substitui a prática. Aconselho também a pensarem mais em pesquisas, afinal, dessa forma, irão se tornar profissionais mais críticos. E não se esqueçam do sentido humano da Medicina, pois com todas as tecnologias oferecidas, não se pode deixar essa importante área de lado.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 33, em 28/1/2014. Assine nossa newsletter http://www.fcmsantacasasp.edu.br.