Programa Santa Maluquice leva alegria e humanização às crianças internadas no complexo hospitalar da Santa Casa de São Paulo

Santa MaluquiceNo dia 11 de dezembro, quarta-feira, os alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo realizarão mais uma ação do programa Santa Maluquice nos departamentos de Pediatria, Ortopedia e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Formado por estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da FCMSCSP, o Santa Maluquice tem como objetivo promover ações que tornem mais humanizado o período em que as crianças permanecem internadas no complexo hospitalar. Com isso, o projeto busca amenizar situações como: o distanciamento da família, restrições às atividades físicas e a mudança radical de ambiente, pois, além de estarem doentes, os pequenos se veem fora de sua rotina.

Por meio da realização de brincadeiras, atividades lúdicas e de trabalhos manuais, os alunos proporcionam às crianças momentos de alegria, resgatando o que há de saudável nelas, estimulando-as ao bem-estar e à familiarização com a unidade pediátrica. Ao longo do ano, são promovidas festas em datas especiais, como Dia das Crianças e Natal, mudando o cotidiano hospitalar e, assim, beneficiando os pacientes e seus acompanhantes.

De acordo com Fernanda Martinho, aluna do 3º ano do curso de Medicina e colaboradora do programa, desde o mês de novembro, a equipe está arrecadando brinquedos na sede da Instituição. “Na manhã do dia da entrega, passamos pelos departamentos para ‘recolher o bom dia’, o que é, na verdade, a contagem de quantas crianças estão hospitalizadas. Mais tarde, levaremos um Papai Noel, um palhaço e outros personagens lúdicos. Faremos uma divertida festa e entregaremos os presentes”, afirma.

O Santa Maluquice é uma atividade extracurricular universitária, vinculada ao Departamento de Pediatria e Puericultura da Faculdade Santa Casa de São Paulo. Tal iniciativa para a humanização do hospital deu-se a partir do voluntariado dos alunos da Instituição que buscavam amenizar as dificuldades dessas crianças internadas.

Com o auxílio da então chefe do Departamento de Pediatria e Puericultura da Santa Casa, Dra. Maria Teresa Gutierrez, foram dados os primeiros passos e o que era um projeto ganhou força e adesão dos alunos da graduação em Medicina, seguido pelo apoio dos estudantes dos cursos de Enfermagem e Fonoaudiologia. Desde essa época, o Santa Maluquice é mantido pelos estudantes da Faculdade que acreditam na promoção da alegria e do amor.

“Acredito ser importante levar um pouco de alegria para essas crianças, principalmente, nesta época do ano. Outro fator relevante é colocar em prática a questão da humanização. Nem sempre nós conseguimos dar brinquedos grandiosos para elas, mas receber como contribuição um sorriso e um muito obrigado não tem preço”, declara Fernanda.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 32, em 10/12/2013. Assine nossa newsletter http://www.fcmsantacasasp.edu.br.