Crescimento da carreira médica abre espaço para novos talentos

Consolidada como uma das ciências mais importantes para a sociedade, a Medicina demanda, cada vez mais, por novos profissionais no Brasil. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), atualmente, o país conta com 387.013 médicos em atividade. Dos profissionais até 29 anos, 54,5% são mulheres e 45,5% são homens, fator que representa mudança no perfil da nova geração na área da saúde.

Já o número de médicos registrados no Brasil atingiu a marca de 388.015, em 2012. Entre outubro de 2011 e o mesmo mês do ano passado, foram contabilizados 16.277 novos registros, o que representa aumento de 4,36% em 1 ano.

Médico há 50 anos, o Dr. Wilson Sanvito, professor titular do curso de Neurologia e livre-docente da mesma área na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, explica que não faltam oportunidades de trabalho aos médicos no país e destaca que a procura pelo curso de Medicina sempre foi elevada, acompanhando também o crescimento do volume de instituições de ensino. “O Brasil é o segundo país com mais faculdades de Medicina, ficando atrás apenas da Índia, embora nem todas as instituições ofereçam ensino de qualidade. Apesar das boas possibilidades de colocação no mercado, é preciso lembrar que a profissão exige dedicação de corpo e alma”, afirma.

Para ele, a forte procura pelo curso é motivada, muitas vezes, por influência da família ou pela busca de bons salários. “Antes de ingressar na carreira médica, o indivíduo deve avaliar sua vocação para a área biológica. Ele precisa gostar de lidar com pessoas e, mais que isso, ter vontade de ajudá-las”, diz o Dr. Sanvito.

Experiência e reconhecimento

Nesses 50 anos, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo já formou mais de 4.500 médicos em 44 turmas de Medicina. Com os cursos de graduação em Enfermagem e Fonoaudiologia, soma 16 e 7 turmas, respectivamente. Hoje, a Faculdade totaliza cerca de 2.600 alunos distribuídos nos cursos de graduação e de pós-graduação, contando com 406 docentes ativos, dos quais 91% são doutores e mestres.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 28, em 18/10/2013. Assine nossa newsletter http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: