“A FCMSCSP abriu inúmeras portas durante minha carreira”

Essa é a declaração do Dr. Alessandro Ferrari Jacinto, ex-aluno da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O Ex-Santa é geriatra e professor de Medicina da disciplina de Higiologia V da Universidade Nove de Julho. Em entrevista ao Conectar, ele fala sobre sua carreira na área médica e como a FCMSCSP marcou sua trajetória profissional.

Conectar: Descreva como foi seu ingresso na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Dr. Alessandro: Sou de uma pequena cidade chamada Adamantina, no interior do estado São Paulo. Após terminar o colegial, prestei o vestibular e passei logo na primeira vez. Foi algo muito importante para mim, visto que é uma prova concorrida. Iniciei a graduação em 1993, na turma XXXIa e os primeiros anos foram um pouco difíceis, pois tive que me adaptar à nova cidade. Porém, desde o primeiro dia na faculdade, eu tinha a certeza de que estava fazendo um bom curso.

Conectar: Como era sua rotina na época em que o senhor cursava a graduação?
Dr. Alessandro: Eu morava perto da Faculdade, então era bastante cômodo para mim, pois eu podia ir a pé e almoçar em casa, por exemplo. Eu me dedicava muito.

Conectar: Ser médico era seu sonho de infância?
Dr. Alessandro: Eu sempre achei que faria algo relacionado à área de humanas. Inicialmente, pensei em cursar Direito, mas quando fui prestar vestibular, refleti e decidi que queria um segmento mais abrangente porque achei que com a Medicina poderia atuar em várias frentes. Foi algo muito intuitivo, depois que eu me formei, tive a certeza de que tinha escolhido o certo.

Conectar: Por que o senhor escolheu a área de Geriatria?
Dr. Alessandro: Sempre gostei de Psiquiatria, mas no final da graduação, vi que o que eu gostava mesmo era da psicanálise, especificamente. Como eu gostei muito de Clínica Médica, optei pela Geriatria, que, de certa forma tem muito de Clínica Médica e Psiquiatria.

Conectar: Como fazer a graduação e a residência médica na Santa Casa de São Paulo contribuiu para seu fortalecimento profissional?
Dr. Alessandro: O médico que me tornei é basicamente resultado da graduação na FCMSCSP, isso inclui minha maneira de pensar e agir. Mesmo que eu tenha feito um doutorado em outra instituição e agora meu pós-doutorado também em outra escola, eu carrego a Santa Casa comigo. A Santa Casa me abriu inúmeras portas durante minha carreira. Sempre ouvi: “você fez uma grande faculdade!”

Conectar: O que o senhor gostaria de dizer aos jovens que pretendem cursar Medicina?
Dr. Alessandro: Minha mensagem é baseada em algo que aprendi nestes 15 anos desde a minha formatura. Nada vale a pena se você não tiver a habilidade de escutar o paciente. Isso é muito mais valioso do que qualquer outra coisa. Saber escutar é o que vai diferenciar você de um médico ruim.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 28, em 18/10/2013. Assine nossa newsletter http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

2 Responses to “A FCMSCSP abriu inúmeras portas durante minha carreira”

  1. Ana Maria Pereira says:

    Parabéns !!! É de pessoas assim que o mundo precisa …

  2. Leide says:

    Dr. Alessandro, excelente como pessoa, profissional e preceptor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: