Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo lança cursos tecnológicos de curta duração

Atualmente, o mercado de trabalho exige profissionais ainda mais capacitados e que acompanhem as mudanças e necessidades de cada área. Seguindo a evolução da formação acadêmica no Brasil, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo apresenta os novos cursos: Graduação em Tecnologia em Radiologia e Graduação em Tecnologia em Sistemas Biomédicos, com duração de três anos cada.

Dr. Homero MeloO curso de Tecnologia em Radiologia da Instituição promove a experiência prática na produção de imagens hospitalares, contando com todo aparato da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. “Ao terminar a graduação, o profissional poderá atuar em todas as áreas da radiologia, que abrange radiologia convencional e contrastada, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e medicina nuclear, e na radioterapia. O que o aluno aprende no curso também poderá ser aplicado no setor veterinário e no segmento industrial, pois muitas empresas utilizam aparelhos de raios-X, ultrassom e ressonância magnética para avaliarem seus produtos”, explica o Dr. Homero Melo, diretor dos cursos de Tecnologia da Faculdade Santa Casa de São Paulo.

Já no curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos, pioneiro na cidade de São Paulo, os estudantes serão capacitados para atuar no setor tecnológico da engenharia clínica, que engloba: aquisição, implantação e manutenção de equipamentos hospitalares, distribuição de produtos, gerenciamento da estrutura como refrigeração, acessibilidade, isolamento acústico e térmico, acompanhamentos de obras no ambiente hospitalar, entre outras atividades.

“O campo de atuação é muito amplo, podendo atuar em hospitais, policlínicas, laboratórios, fabricantes e distribuidoras de equipamentos hospitalares. Durante o curso, o aluno será apresentado a disciplinas que envolvem desde engenharia até a área da saúde, com uma carga prática muito intensa”, afirma o Dr. Melo.

De acordo com o diretor, essas graduações vêm ao encontro do momento aquecido e dinâmico pelo qual passa o mercado de trabalho, além de ser uma prática comum em todo o mundo. “Nos cursos de tecnologia, o aluno será altamente capacitado e estudará especificamente sua área de interesse, o que resulta em uma carga horária menor e mais dirigida. Ele não é melhor ou pior que o bacharel, é apenas diferente. Após concluí-lo, o indivíduo poderá fazer especializações, Mestrado e até Doutorado, algo que o curso técnico, que é mais básico, não permite”, diz.

Essa é mais uma iniciativa decorrente do planejamento estratégico da Faculdade Santa Casa de São Paulo que, em 2013, comemora o seu cinquentenário. Segundo o Dr. Valdir Golin, diretor da Instituição, a novidade mostra seu potencial e capacidade de renovação acadêmica contínua. “Nos consolidamos como uma Instituição de excelência no Brasil e estamos empenhados em evoluir cada vez mais, contribuindo para a formação de profissionais diferenciados para apoiar e cuidar da saúde da população do país”, enfatiza.

Serviço:
Cursos: Graduação em Tecnologia em Radiologia e Graduação em Tecnologia em Sistemas Biomédicos
Vagas: 50 para cada curso
Período de inscrição: de 17/9/2013 a 5/12/2013
Processo Seletivo: 8/12/2013
Duração do curso: 3 anos
Taxa de Inscrição: R$ 30,00
Inscrições: www.fcmsantacasasp.edu.br

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 26, em 17/9/2013. Assine nossa newsletter http://www.fcmsantacasasp.edu.br.