Aluno da primeira turma de Medicina da FCMSCSP fala sobre sua experiência no curso que completa 50 anos em 2013

Dr. Osmar AvanziO Dr. Osmar Avanzi, diretor do departamento de Ortopedia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, foi aluno da primeira turma do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 1963. Em entrevista ao Conectar, ele conta sobre o início da graduação na Instituição e dá dicas para quem deseja ingressar na área médica.

Conectar – Quais foram os desafios de fazer parte da primeira turma do curso de Medicina da Faculdade Santa Casa de São Paulo?
Dr. Osmar Avanzi – Por sermos a primeira turma, tivemos inúmeras oportunidades de conviver com iniciativas para o desenvolvimento da Faculdade. Nós tínhamos o desafio de abrir o curso e lidar com todo aquele ambiente de expectativas dos médicos, e de todos aqueles que organizaram a Instituição. Foi um convívio extremamente proveitoso para nós. Como era uma experiência nova, em que o foco era o ensino prático desde o primeiro ano, tínhamos o aprendizado direto, diferente de outras faculdades.

Conectar – Quando o senhor decidiu ser médico?
Dr. Osmar Avanzi – Eu fui o primeiro médico da minha família. Naquela época, não havia meios para avaliar aptidões, como cursos e testes. Nós tínhamos que nos guiar pelas afinidades com determinada disciplina. Eu fui pelas minhas tendências e descobri isso aos poucos durante o ginásio.

Conectar – Por que o senhor escolheu a área de Ortopedia?
Dr. Osmar Avanzi – Para quem gosta de Medicina, é difícil escolher uma especialidade. Quando cheguei ao 5º ano, tive que optar por uma área, porém eu estava em dúvida entre Neurocirurgia e Ortopedia. Pedi um estágio de Neurocirurgia, mas logo percebi que não era o que eu queria, então fui fazer residência em Cirurgia e, assim que a terminei, fiz Ortopedia.

Conectar – Por que o senhor recomendaria a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo para aqueles que querem cursar Medicina?
Dr. Osmar Avanzi – Hoje, surgem muitas faculdades de Medicina, que carecem de um hospital, porém você não pode formar um médico sem o doente. Na Faculdade Santa Casa de São Paulo, o aprendizado dos alunos ocorre no ambiente hospitalar, com profissionais como professores. A convivência com médicos, enfermeiros, técnicos e residentes é muito importante.

Conectar – Antes de ingressar no curso de Medicina, o que a pessoa deve avaliar?
Dr. Osmar Avanzi – Acredito que é preciso ter a personalidade amadurecida e pensar na rotina depois de formado. Essa é a questão que esse indivíduo tem que enfrentar. Ele deve avaliar também a qualidade da Medicina brasileira e como a saúde no Brasil é entendida. A questão da vida prática e o que ele espera de todo o investimento que irá fazer devem estar muito claros. É necessário estar convicto dos fatos reais.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 13, em 19/3/2013. Assine nossa newsletter:http://www.fcmsantacasasp.edu.br.