Professor da FCMSCSP participa de procedimento cirúrgico transmitido ao vivo pelo Hospital Santa Isabel

Procedimento cirúrgico transmitido ao vivo

O Dr. Álvaro Razuk Filho, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e médico cirurgião vascular do Hospital Santa Isabel, instituição do Complexo da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, participou de um procedimento de correção endovascular de aneurisma da aorta abdominal.

Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva que corrige o enfraquecimento da parede da aorta, maior artéria do corpo humano. A ação foi transmitida ao vivo, no dia 24 de abril, durante o Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE 2013), que completou 10 anos e foi realizado no Sheraton São Paulo WTC Hotel, na capital paulista.

A cirurgia contou com a presença do Prof. Dr. Andrea Stella, renomado médico italiano, e foi assistida por mais de 70 profissionais, médicos e professores do mundo inteiro, que acompanharam essa aula prática por meio de telões. “O motivo da escolha do Hospital Santa Isabel, para a realização desse procedimento, se deve à excelência de sua equipe, especializada no tratamento desta patologia. Além disso, o novo Centro de Procedimentos Endovasculares possui um dos melhores equipamentos do país para este procedimento”, afirma o Dr. Alvaro Razuk.

O aneurisma é um inchaço da artéria que, como um balão de festa, quanto maior fica, menor se torna a espessura da parede e maior o risco de ruptura. Por ser uma doença silenciosa, é perigosa e precisa de um exame de imagem para descobri-la. Caso o aneurisma chegue a romper a veia, causa dor abdominal e sensação de pulsação na barriga, pode ocasionar hemorragia interna severa e levar o paciente a estado de choque e morte

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 16, em 30/4/2013. Assine nossa newsletter:http://www.fcmsantacasasp.edu.br.