Projeto Colinho leva carinho e afeto a crianças hospitalizadas

Idealizado pelos alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o Projeto Colinho tem uma missão especial: oferecer conforto afetivo, alegria e carinho, além de descontrair com brincadeiras as crianças internadas ou que passam por algum procedimento médico no Departamento de Pediatria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Dessa forma, a iniciativa tem como objetivo amenizar eventuais traumas gerados pela presença da criança no hospital e reduzir a ansiedade dos pequenos, no desejo de voltar rapidamente para casa.

Para participar como voluntário do Projeto Colinho, aberto para toda comunidade, serão realizados uma avaliação prévia e um curso preparatório no dia 20 de março, às 14h, na Faculdade.

Projeto Colinho

De acordo com Glenda Veríssimo, uma das coordenadoras do projeto e aluna do 4º ano do curso de Enfermagem da FCMSCSP, essa ação busca tornar o ambiente hospitalar menos hostil e mais humanizado, além de colaborar na realização das atividades da equipe de enfermagem. “Ajudamos também os pais e acompanhantes, cuidando das crianças enquanto eles precisam sair para algum compromisso”, afirma a estudante.

Glenda explica que, durante as visitas, os participantes do projeto usam narizes de palhaço e jalecos azuis para se diferenciarem da roupa branca dos médicos. “As crianças e os adultos adoram esse visual. Inclusive, acreditamos que o afeto e o carinho contribuem para a melhora dos pacientes. É um trabalho muito gratificante”, diz.

As inscrições para o curso introdutório custam 10 reais. Os interessados deverão comparecer na Faculdade Santa Casa de São Paulo, no dia do curso, portando quatro fotos no tamanho 3×4 e cópias do RG, comprovante de residência, carteira de vacinação, uma declaração médica atestando a capacidade física para a participação na iniciativa e 35 reais para a confecção do jaleco.

Para os alunos da Faculdade são necessários apenas uma foto 3×4 e 35 reais para o jaleco.

Serviço:
XII Curso Introdutório do Projeto Colinho
Data: 20 de março de 2013
Local: Anfiteatro Prof. Dr. Emilio Athié
Endereço: Rua Dr. Cesário Motta Júnior, 112 – Vila Buarque.
Informações: projeto_colinho@yahoo.com.br

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 13, em 19/3/2013. Assine nossa newsletter:http://www.fcmsantacasasp.edu.br