Faculdade Santa Casa de SP participa do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo teve importante participação no 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado em novembro de 2012, em Porto Alegre (RS). Organizado pela Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), o evento tinha como objetivo atualizar os conhecimentos de profissionais e graduandos da área da saúde, por meio de oficinas, cursos, palestras e seminários.

Leslie Sales - Faculdade Santa Casa de São Paulo - EnfermagemPara representar a Faculdade, estiveram presentes no encontro a enfermeira Beatriz S. G. Calvancanti, graduada na turma XVI, além de Juliana Scavone, Mariana Morais e Leslie Sales, recém-formadas em Enfermagem. Elas apresentaram os seguintes trabalhos por meio de pôsteres eletrônicos:

• “Planejamento Estratégico Situacional em Saúde: elaboração e avaliação do instrumento para consulta de enfermagem ao paciente adulto”;
• “Contribuições do Programa Educação pelo Trabalho nas ações em saúde materna e infantil da Unidade Básica de Saúde Santa Cecília – Dr. Humberto Pascalli”;
• “Violência Doméstica: mapa da rede de proteção e apoio da região da Sé da cidade de São Paulo”.
• “Caracterização do perfil epidemiológico das vítimas de violência atendidas no Pronto Socorro Adulto do Hospital Central da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo”.

De acordo com a Dra. Cell Regina da Silva Noca, professora do curso de Enfermagem da Faculdade Santa Casa de São Paulo e orientadora dos trabalhos apresentados, ao lado da Dra. Lívia Keismanas, professora do mesmo curso, o encontro se destaca por discutir questões teóricas e práticas. “O evento aborda propostas melhores para a saúde coletiva. São temas muito contemporâneos, como a cultura da paz, a violência urbana e a formação no setor”, diz.

A docente também comenta a significativa presença da Instituição no Congresso. “Além das palestras ministradas por professores, foi fundamental o incentivo dado pela Faculdade à participação de alunos, custeando a estada, passagens e taxas de inscrição. Afinal, a troca de informações, com certeza, contribuiu para ampliar seus conhecimentos”, enfatiza.

A ex-aluna Leslie Sales classifica o Congresso como excelente. “Tivemos a oportunidade de conhecer novos profissionais, participamos de oficinas, rodas de discussões e palestras. Para mim, foi uma experiência inédita e que me incentivou a apresentar, no futuro, outros trabalhos”, conclui.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 9, em 22/1/2013. Assine nossa newsletter:http://www.fcmsantacasasp.edu.br