Professor da Faculdade Santa Casa de São Paulo apresenta palestra sobre “A Saúde do Futuro”, no TEDxMauá

Para compartilhar sua experiência em implementar soluções na área da saúde, o Dr. Irineu Massaia, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, foi um dos participantes do TEDxMauá, evento realizado no dia 27 de outubro, no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP). Durante a palestra “A Saúde do Futuro”, o especialista apresentou um projeto inovador que visa a criação de um hospital exclusivo para idosos, ideia alinhada ao aumento da expectativa de vida da população brasileira.

O TEDx é uma das ações do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), instituição sem fins lucrativos dedicada a “Ideias Que Merecem Ser Espalhadas”. O programa é idealizado para dar às comunidades, organizações e indivíduos a oportunidade de estimular localmente o diálogo e experiências em diversas áreas. O TED surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia (EUA) e já teve palestrantes como Bill Clinton, Bill Gates, Bono Vox e Michelle Obama.

Durante a palestra, o Dr. Massaia relatou que o mundo envelheceu e a taxa de mortalidade caiu com o avanço da Medicina. De acordo com o especialista, atualmente, 10% da população do Brasil é composta por idosos. Em 2050, esse número será de 30%.

O médico explica que nos prontos-socorros é comum a queixa na demora do atendimento aos idosos e que a preferência a esta faixa etária não tem sido percebida. A equipe médica é treinada para atender com prioridade os casos mais graves, não necessariamente os idosos, o que tem gerado reclamações. Outra dificuldade identificada diz respeito ao ambiente, considerado barulhento e sem uma estrutura específica para receber este público no complexo hospitalar.

Para modificar este cenário, o professor defende a implantação de um treinamento profissional específico para atendimento aos idosos, com destaque à percepção das necessidades características dessa faixa etária. Além disso, ele aponta a importância de mudanças arquitetônicas para facilitar a mobilidade durante os procedimentos a serem realizados no hospital, a comunicação visual das placas de orientação e avisos, e no conforto em geral dos idosos. Para o Dr. Massaia, o médico deve fazer a avaliação das funções orgânicas, deficiências, humor e locomoção e, dessa forma, antecipar os riscos para que o indivíduo seja atendido com eficiência, fatores que possibilitam a recuperação mais rápida do paciente.

Clique aqui e assista a palestra do Dr. Irineu Massaia no TEDxMauá.

Texto originalmente publicado no boletim Conectar, edição 8, em 12/12/2012. Assine nossa newsletter: http://www.fcmsantacasasp.edu.br.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: