Faculdade participa de Seminário nos Estados Unidos

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo foi uma das treze instituições de ensino superior (IES) convidadas para o 1º Seminário Internacional Ciência Sem Fronteiras-Cooperação Acadêmica, que aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro, na Universidade Harvard (EUA). O evento teve como objetivo estimular o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores entre universidades brasileiras e instituições americanas de excelência.

O seminário contou com a participação do presidente da Capes, Jorge Guimarães, professores e representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e seis universidades americanas (Harvard, Stanford, Columbia, Yale, Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign e Universidade da California, em Los Angeles).

No encontro, os representantes das IES brasileiras puderam conhecer as oportunidades disponíveis para seus alunos e pesquisadores nos EUA. Já os americanos terão a oportunidade de assistir apresentações das escolas e departamentos das universidades brasileiras, com ênfase em temas como estrutura curricular, principais áreas de pesquisa e oportunidades de parcerias. Engenharia e Ciências Biomédicas e da Saúde foram as áreas do conhecimento priorizadas na ocasião, por serem consideradas áreas fundamentais no Programa.

Com esse evento, a Capes e a Fundação Lemann promoveram uma aproximação entre acadêmicos brasileiros e acadêmicos das universidades americanas buscando resultar em um maior intercâmbio de alunos e conhecimento entre as instituições, aproveitando as oportunidades abertas pelo programa Ciência Sem Fronteiras.

O seminário foi fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação Lemann.

Ciência sem Fronteiras
Lançado em dezembro de 2011, o Programa Ciência sem Fronteiras já concedeu cerca de 17 mil bolsas. A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas até 2015. Serão 75 mil por parte do governo federal e o restante com ajuda da iniciativa privada. A expectativa até o fim deste ano é chegar a 20 mil bolsas, com investimento aproximado de R$ 1,12 bilhão. Os editais lançados até o momento selecionaram bolsistas para intercâmbio nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Espanha, Portugal, Austrália e Coréia do Sul.

Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o Programa Ciência sem Fronteiras tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar, por tempo determinado, no Brasil.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: