Alunos de Enfermagem participam da Cerimônia do Branco

No dia 5 de setembro de 2012, aconteceu a tradicional Cerimônia do Branco da disciplina de Semiologia Básica em Enfermagem, coordenada pela mestra Luzia Nahoyo Oka Horiuchi, professora do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Desta vez, o evento foi dedicado aos alunos da XXIII turma, simbolizando o ingresso destes ao ensino da prática no ambiente hospitalar, denominado Ensino Prático no Hospital. “É uma nova fase em que os alunos, após teoria em sala de aula e demonstração prática no laboratório, vivenciam uma situação real, o que constitui uma oportunidade educacional essencial na formação do profissional enfermeiro”, disse a professora. “Aprender a aprender e aprender a fazer são metas a serem atingidas”, enfatizou.

Por sua vez, a diretora do curso de Graduação em Enfermagem, Dra. Maria do Carmo Querido Avelar, dirigiu aos alunos palavras de incentivo com base na sua vasta vivência profissional. Ela sensibilizou a classe lembrando que todos carregam o nome da Faculdade e falou sobre a grande responsabilidade que cada um tem como integrante desta Instituição.

A vela e seus significados
Em ato simbólico, o aluno Guilherme Lisboa, representante da XXII turma, passou a chama da sua vela para a da aluna Flávia Bosquê Alves Vieira, representante da XXIII turma, que simboliza luz, conhecimento, sabedoria. A luz significa luminosidade, claridade, no sentido figurado, aquilo ou aquele que esclarece, ilumina ou guia.

O segundo momento do evento foi uma dinâmica em grupo, mostrando a importância do trabalho em equipe. O último momento foi a visita monitorada por professores às unidades de internação da Santa Casa.

Participaram ainda do evento as professoras M.ª Janete Komessu, Dra. Acácia Lima de Oliveira, M.ª Graziela Ramos de Souza e M.ª Aparecida Santos Noia, integrantes desta Disciplina.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: