Hospital Dom Pedro II promove debate sobre a Doença de Alzheimer

O Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II (HGCDPII) promoveu no dia 12 de setembro, o 8º Encontro do Dia Internacional da Doença de Alzheimer, onde se reuniram no auditório o palestrante Dr. João Francisco Villanova Figueiredo, neurologista da Santa Casa de São Paulo, e a assistente responsável, Dra. Lilian de Fátima Costa Faria.

Os temas abordados foram direcionados para a prevenção, cuidados e diagnósticos aos cuidadores que estavam presentes, sendo alguns com familiares tratados no próprio hospital.  A doença foi discutida  pelo neurologista, que demonstrou sua visão da doença que pode ser tratada a partir da geriatria, neurologia e da psicologia.

Sobre o tratamento, o Dr. Figueiredo explicou que “a Doença ainda não tem cura porque não existe um tratamento que a faça parar de evoluir ou reverter as perdas cognitivas adquiridas”, no entanto, ele afirmou que os avanços alcançados no uso de drogas proporcionam a diminuição da progressão da doença. Várias substâncias que atuam na fisiopatologia da doença estão em estudo, porém, nenhuma ainda foi liberada para o uso clínico.

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), a doença atinge mais de 35 milhões de pessoas pelo mundo, sendo no Brasil mais de 1 milhão. A Doença de Alzheimer é responsável por 50% a 70% dos casos de demência, definida como cerebral crônica e progressiva, interferindo na qualidade de vida, com alterações da memória, do julgamento e do raciocínio intelectual.

O HGCDPII é parte integrante da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, oferecendo atendimento exclusivo à área da Geriatria, tornando-se referência no tratamento da Doença de Alzheimer desde 2003, com acompanhamento desde o diagnóstico até o tratamento no ambulatório de Geriatria do Hospital.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: