Professora de Fonoaudiologia da Faculdade participa de audiência pública no Rio de Janeiro

No dia 11 de setembro de 2012, a diretora do curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, profa. Dra. Ana Luiza Navas, participou da audiência pública no Plenário Teotônio Vilella, da Câmara dos Vereadores do Estado do Rio de Janeiro, convocada pelo Vereador Tio Carlos.

A audiência teve como finalidade a discussão entre especialistas e poder executivo para a aplicação da lei número 5.416, que dispõe sobre as diretrizes a serem adotadas pelo Município para realizar a orientação a pais e professores sobre o Transtorno do Déficit de Atenção – TDAH.

A mesa de trabalho foi composta pela coordenadora de Saúde Escolar da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Aline Bressan; representante da Secretaria Municipal de Educação, Kátia Regina de Oliveira Rios; Iane Kestelman, presidente da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA); Prof. Dr. Paulo Mattos (Psiquiatra – Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Profa. Dra. Ângela Alfano (Psicóloga – Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

Os especialistas presentes discorreram sobre pontos importantes a serem considerados na aplicação da lei. Entre estes, destaca-se a extensa produção científica na área que confirma a natureza neurofuncional e de base genética do TDAH, o comprometimento em várias dimensões da vida destas crianças e jovens, tanto do ponto de vista de interação social como do desempenho escolar.

A Dra. Ana Luiza Navas destacou a ausência de políticas públicas no Brasil que incluam estas crianças e jovens no ensino regular. “Centenas de países no mundo já garantem, por meio de suas políticas educacionais e de saúde, o devido apoio e reconhecimento de alunos com TDAH e Dislexia, para promover o pleno desenvolvimento de suas capacidades”, ressaltou.

Anúncios

Sobre Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atividades. Tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, que também incentiva a realização ou a participação em pesquisas nos âmbitos científico e técnico e estimula, pela promoção ou participação, estudos nas áreas médica, sanitária e social. Oferece cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia; graduação tecnológica em Radiologia e em Sistemas Biomédicos, além de diversos cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado ou doutorado) e pós-doutorado.

One Response to Professora de Fonoaudiologia da Faculdade participa de audiência pública no Rio de Janeiro

  1. Elaine says:

    Boa tarde!
    minha filha, é enquadrada como uma criança com TDAH, infelizmente temos encontrado muitas dificuldades, hoje ela esta com 10 anos e ainda não lê, as escolas públicas ainda não estão preparadas para receber essas crianças, fico muito triste quando vejo o caderno da minha princesinha e o mesmo não possue nem a data que tal atividade foi realizada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: