São Sebastião receberá o Projeto Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) em 2013

A atual administração de São Sebastião recebeu, no dia 11 de abril, a comissão organizadora do Projeto Expedições Científicas e Assistenciais (Peca), da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

O encontro teve como objetivo firmar uma parceria para que são Sebastião possa receber o serviço desenvolvido pela equipe.

O Peca é um projeto voluntário promovido pelos estudantes da Faculdade que promove a atenção básica à saúde em seus aspectos curativo e preventivo, para toda a comunidade.

O projeto é realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Faculdade, com a participação de alunos, professores e profissionais de áreas como clínica geral, odontologia, nutrição, fisioterapia, psicologia e serviço social.

Para a Administração, o programa estabelece um contato mais próximo entre os médicos, os envolvidos e a população, além de ser uma oportunidade que a comunidade tem de receber atendimento em várias especialidades, em um único dia.

De acordo com o chefe do Departamento de Medicina Social da Faculdade, Prof. Dr. Paulo Carrara de Castro, o programa foi criado devido à necessidade de ampliar a medicina preventiva e promover o suporte ao atendimento básico de saúde, juntamente com uma nova forma de contato com as adversidades sociais e culturais de cada cidade visitada. “É uma oportunidade de expansão de conhecimento além dos limites hospitalares. Através do contato com a realidade local da região visitada pelo projeto, os participantes reforçam o compromisso com o atendimento integral do paciente e reafirmam a grande responsabilidade que têm como profissionais da saúde ou mesmo como cidadãos em a nossa sociedade”, afirmou.

Dr. Paulo destacou que essa será a 9ª edição do Projeto que acontece sempre no mês de janeiro, devido às férias dos alunos e professores participantes.

Objetivo

O PECA tem como objetivo principal oferecer assistência à saúde para a população local, estudar as condições de saúde de uma determinada população, observando as características regionais, a realidade sanitária e a prevalência das doenças durante o período do Projeto, além de fornecer atendimento médico à população.

Atividade

O programa também oferece palestras e oficinas sobre temas diversos, tais como alcoolismo, câncer de pele, gravidez na adolescência, surdez, cuidados pessoais, diabetes, hipertensão, higienização bucal e hábitos alimentares.

Local e período

O local foi escolhido com base nos indicadores de cobertura que incluem número de consultas médicas e de internações hospitalares por habitantes, cobertura vacinal, avaliação da rede de saneamento básico e condições de moradia, entre outros.

Fonte: http://www.saosebastiao.sp.gov.br/finaltemp/printing.asp?ID=N124201216513